sexta-feira, 20 de maio de 2011

Práticas que não podem faltar em seu lar

Práticas que não podem faltar em seu lar



Maio, é o mês que se comemora o dia das mães, é tradicionalmente o mês das noivas e mês de tantas outras comemorações. Mas também, tornou-se tradicional, comemorar o “lar”, sendo então, maio, o “mês do lar”. Sabedores disto, destaco algumas práticas que não podem faltar em seu lar.

I- A primeira prática é a do aprendizado, ou seja, a boa instrução.


Neste primeiro momento, destaco três alças de acesso a esta boa instrução.

1- Educação dos pais.

Os pais precisam conscientizar-se desta responsabilidade. A educação necessária, precisa acontecer de pai para filho. Pequenos detalhes, aparentemente irrelevantes, vão construindo a amplitude educacional dos seus filhos. Modos de se portar, falar com outros, caráter, etc. são realidades aprendidas principalmente na convivência com os pais. É importante destacar que uma das formas mais eficientes de se educar é sendo exemplo. Não adiante gritar e ficar bravo com os filhos, se o exemplo prega o contrário.

2- Em segundo lugar, destaco a instrução escolar.

A escola instrui e os pais educam, pois o caráter da criança vem de casa. A “educação” escolar tem a ver com o intelecto e conhecimento para a vida profissional. Para tanto, os pais precisam se esforçar ao lado dos professores e incentivar seus filhos a estudar. Mais do que nunca, precisamos valorizar o estudo e isto não pode faltar em seu lar. Os pais precisam olhar os cadernos dos filhos, precisam dar ouvido e crédito aos profissionais do ensino e lembrar: “ensina a criança no caminho em que deve andar e quando for velha, não desviará dele” Pv 22.6

3- Ainda quero falar neste primeiro ponto sobre a educação bíblica.

Esta precisa acontecer em casa em momentos de leitura da bíblia, oração antes das refeições e em outros momentos. A Igreja também tem um papel importante, pois lá, haverá um momento separado para nós e nossos filhos termos contatos com as instruções de Deus. Sempre que o homem, se aproxima da Bíblia com sinceridade, ele se torna melhor em casa e na sociedade, por isso, a realidade bíblica não pode faltar em sua casa.



O texto continua na próxima edição quando vamos dizer sobre o amor entre os irmãos, entre pais e filhos, entre os cônjuges dentre outras coisas. Leia este e outros também em julianocso.blogspot.com


II- A segunda prática indispensável em seu lar é a do amor.

1- Necessidade de amor entre os irmãos.

Infelizmente, é bem mais comum a inimizade entre irmãos adultos que entre as crianças. Isto acontece por falta de amor, pois as pessoas não estão dispostas a renunciar em prol do outro. Por isso, encontramos tantas discórdias familiares por causa de herança, tantas pessoas que não vão onde há desafetos. Será que compensa o lucro financeiro por um desafeto? Só que mais uma vez, acredito que o problema começa ainda quando criança. Certamente, não foram instruídas a amar e a renunciar em benefício do outro irmão. O brinquedo que é meu, o copo que é meu... ensine seus filhos a compartilhar e a fazer o bem.

2- É necessário também, amor entre pais e filhos.

Este amor tem a ver com o papel assumido de cada um. Filhos precisam saber que são filhos e sempre honrar aos pais até mesmo quando estes forem senis. Os pais precisam saber que são pais e não submeter à ordem de seus filhos. Os filhos, não podem fazer o que querem e os pais precisam ser autoridade e não autoritários. Infelizmente há uma inversão de papeis, mas para que o amor seja visto no relacionamento entre pais e filhos, estas realidades ditas precisam estar presentes no lar. Eu entendo a importância de serem amigos dos filhos e vice versa, mas antes de serem amigos, são pais e filhos e o amor se evidenciará neste relacionamento.

3- É fundamental dizer do indispensável amor entre os cônjuges.

Quero ser bem prático e mostrar apenas uma realidade que infelizmente é comum na família. É o modo de tratar o cônjuge. Isto mostra muito como o marido ou a esposa encara sua relação conjugal. É como disse, “infelizmente comum”, pessoas tratarem muito bem os outros. Homens verdadeiros gentleman, com todos, mas extremamente rude com suas esposas e vice versa. Apenas dizer que ama, pode ser muito pouco se a atitude gritar ao contrário.

III- E a terceira e última prática que destaco é a da convivência com Deus.

Um dos grandes personagens bíblicos, Josué, entendeu isto. Ele foi o grande líder do povo hebreu na parte final da caminhada à Canaã e disse com muita propriedade: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”. De fato, se quisermos um lar consistente, um lar com força para vencer as lutas e decepções da vida, necessitamos conviver com Deus e servi-lo.

Desejo que todas estas práticas estejam efetivamente presente em seu lar.


Leia este e outros em julianocso.blogspot.com

quarta-feira, 4 de maio de 2011

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Ser feliz ou ter razão?

Colaboração de: Lidia Machado da Silva Souza


O TEXTO É BEM PEQUENININHO E INTERESSANTE P/PENSAR A RESPEITO

SER FELIZ OU TER RAZÃO?



Oito da noite, numa avenida movimentada. O casal já está atrasado para jantar na casa de uns amigos. O endereço é novo e ela consultou no mapa antes de sair. Ele conduz o carro. Ela orienta e pede para que vire, na próxima rua, à esquerda. Ele tem certeza de que é à direita. Discutem. 
Percebendo que além de atrasados, poderiam ficar mal-humorados, ela deixa que ele decida. Ele vira à direita e percebe, então, que estava errado.
Embora com dificuldade, admite que insistiu no caminho errado, enquanto faz o retorno. Ela sorri e diz que não há nenhum problema se chegarem alguns minutos atrasados. Mas ele ainda quer saber: - Se tinhas tanta certeza de que eu estava indo pelo caminho errado, devias ter insistido um pouco mais... E ela diz: - Entre ter razão e ser feliz, prefiro ser feliz.
Estávamos à beira de uma discussão, se eu insistisse mais, teríamos estragado a noite!

MORAL DA HISTÓRIA
Esta pequena história foi contada por uma empresária, durante uma palestra sobre simplicidade no mundo do trabalho. Ela usou a cena para ilustrar quanta energia nós gastamos apenas para demonstrar que temos razão, independentemente, de tê-la ou não. Desde que ouvi esta história,
tenho me perguntado com mais freqüência: 'Quero ser feliz ou ter razão?

Outro pensamento parecido, diz o seguinte: "Nunca se justifique; os amigos não precisam e os inimigos não acreditam".


Eu já decidi... EU QUERO SER FELIZ e você?

"Nunca se justifique. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam."

segunda-feira, 28 de março de 2011

Tema do Quadriênio 2010 - 2014

Não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim.

“Logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim” (Gálatas 2.20).

OBJETIVOS: Buscar na vida com Cristo o caminho da consagração, da comunhão e do serviço; ser portadora da mente de Cristo; parecer cada dia mais com Ele; ser sua discípula, segundo o Seu coração.

Hino Oficial do Quadriênio - Mais de Cristo – HNC – 135

"Esclarecemos que o engano existente na música do Hino Mais de Cristo na primeira edição de nosso HNC foi corrigido na edição mais recente deste hinário. O correto é todo o hino em Sol Maior."


SUB -TEMAS DO QUADRIÊNIO

a) Vivendo em Cristo e sendo aperfeiçoada Nele.

Textos bíblicos: Mt 5:48; Ef. 4. 20-32; 1 Jo 2. 5-6;

1 Pe 1:13-16.


Hinos: 128 / 222 HNC e Hino: “Para mim, viver é Cristo.”

Letra: Cecília Rodrigues de Siqueira (música do hino 297 HNC).


De acordo com a Palavra de Deus, é possível reconhecer um discípulo de Jesus pelas suas palavras e ações. Devemos nos consagrar diariamente ao Senhor, buscando trilhar os seus passos, escolhendo a melhor parte (Lucas 10. 38-42), vivendo para Cristo (2 Co. 2. 14-17), tentando ser seu imitador (Ef 5.1-2) e com isto vivendo para a glória de Deus e fazendo diferença nesse mundo corrompido.



b) Vivendo em Cristo e servindo aos seus profetas.

Textos bíblicos: Lc 8:3; Gl 6.6; 1 Ts 2. 1-12; 1 Ts 5.12-13;

Hinos: 318 / 327 HNC.

 Precisamos ter coragem de admitir que nossos pastores e líderes, ungidos do Senhor, de modo geral, não têm recebido a “honra” devida. Repetimos as palavras: “A quem honra, honra” (Rm 13.7); mas, infelizmente, não é isto o que acontece na maior parte das nossas igrejas. O apóstolo Paulo, escrevendo aos Gálatas, faz uma declaração que precisa ser revista por nós. Ele diz que aqueles que têm sido instruídos devem fazer dos que lhe ensinam participantes das coisas boas.


c) Vivendo em Cristo e praticando a evangelização integral.

Textos bíblicos: Mt 28:18-20; Rm 1.16-17; Rm 10. 8-15; 1 Co 9.16-23; Fp 2.5-8.

Hinos: 282 / 317 / 286 HNC.

Temos dificuldade de cumprir a nossa missão; ainda preferimos nos manter fechadas dentro das quatro paredes de nossa Igreja; no entanto, podemos aprender com Jesus – que deixou o céu e sua glória para nos salvar – que devemos, sim, deixar o nosso conforto para proclamar as virtudes de Deus.



d) Vivendo em Cristo e exercitando a misericórdia

Textos bíblicos: Mq 6.8; Lc 10:25-37; Tg 2:14-17.

Hinos: 320 / 315 HNC.

Vivamos e entendamos o significado da verdadeira religião, ou seja, ela deve ter a marca da justiça e da misericórdia.


e) Vivendo em Cristo e cuidando da família.

Textos bíblicos: João 19. 26-27; Cl 3:18-25.

Hino: 395 HNC.

Estamos habituados a dizer que a família nasceu no coração de Deus. Não tenho dúvida alguma de que isto é verdadeiro; no entanto, não temos zelado por ela como deveríamos fazê-lo.

Curiosamente, numa das sete palavras ditas por Jesus na cruz encontramos uma que revela seu zelo por sua mãe. Devemos aprender com o Mestre a zelar pelo nosso lar.


f) Vivendo em Cristo e cultivando a comunhão fraternal.

Textos bíblicos: Jo 17:20-21; Rm 12. 9-21; 1 Co 12. 12-27; 1 Co 13; Gl 5. 13-15; Ef 4.15-16 e 25; Ef 5.17-21; Fp 1-27; Fp 2.3; Cl 3.12-17; 1 Jo 1:3-7; 1 Jo 4. 7-21; 1 Pe 2. 17; 1 Pe 3. 8-12; 2 Jo 4-6.

Hinos: 183 / 178 HNC.

Aprendamos com Jesus que, curiosamente, escolheu doze homens para serem seus discípulos e cada um – semelhantemente ao que acontece na igreja – tinha um temperamento diferente.




Hino Oficial do Trabalho Feminino -


Aspiração Feminina – 325 HNC

Lema da SAF

“Sê tu uma Bênção”


Moto da SAF

“Sejamos Verdadeiras Auxiliadoras, Irrepreensíveis na Conduta, Incansáveis na Luta, Firmes na Fé e Vitoriosas por Cristo Jesus”.





PARA MIM, VIVER É CRISTO

Letra: Cecília Rodrigues de Siqueira - (Música do Hino 297 HNC)


Para mim viver é Cristo; eis o lema que escolhi.

Desde então um gozo intenso conheci

Meus haveres, minha vida, pus aos pés do Salvador.

Que mais posso dedicar-te meu Senhor?



Só por Cristo, para Cristo,

Para a causa de Jesus,

Para mim viver é Cristo.

Ele é o chefe que à vitória me conduz



Para mim viver é Cristo; nada tenho a recear

Dos perigos que me vêm ameaçar.

No universo todo em trevas fez-se vívido clarão.

Nessa luz caminho em meio à escuridão



Para mim viver é Cristo; nessa crença viverei

Ocupada no serviço do meu rei.

E quando Ele me disser: "Bom está, serva fiel",

Seu louvor será meu ínclito laurel.

Páscoa


Fonte: SAF em revista (abr, mai, jun de 1976)


Porque a cruz?


Fonte: SAF em Revista (abr, mai, jun de 1976)

A MULHER INVISÍVEL LEGENDADO.wmv

Datas comemorativas de abril

07 - Mundial da Saúde

19 -  Dia do Índio

24 - Domingo de Páscoa

quinta-feira, 10 de março de 2011

Mulheres Exemplares

quarta-feira, 9 de março de 2011

Mulheres da Bíblia - Oração

(SAF em Revista - jan/fev/mar 1977)

quinta-feira, 3 de março de 2011

Dia Internacional da Mulher

Fonte: http://www.saf.org.br/


PORQUÊ O DIA 8 DE MARÇO


Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens. No entanto a greve terminou em tragédia, pois os patrões não cederam e, fechando as portas, mandaram atear fogo ao prédio, onde as mulheres estavam reunidas. Cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres, realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". Desde então, o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, em todas as partes do mundo.


O QUE SE PRETENDE COM A CELEBRAÇÃO DESTE DIA

Pretende-se chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher e levar a uma tomada de consciência do valor da pessoa, perceber o seu papel na sociedade, contestar e rever preconceitos e limitações que vêm sendo impostos à mulher.


A MULHER QUE TEME AO SENHOR

A mulher cristã, sabe que seu valor é reconhecido por Deus e procura aproximar-se mais e mais do papel que seu Criador idealizou para ela – “a auxiliadora” (Gn 2.18).

Ela sabe que deve estar ao lado do homem (não abaixo, nem acima dele) em todas as áreas de atuação. O papel da mulher na sociedade e na família é, inegavelmente, de enorme importância.

No capítulo 31 de Provérbios, encontramos a verdadeira sabedoria dos lábios de uma mãe, que apresenta uma aula a um único filho, seu jovem filho o Rei Lemuel, aconselhando-o a respeito da genuína beleza feminina, que vai muito além da beleza exterior, que é tão cultuada em nossos dias. Essa beleza rara vem de um caráter moldado por Deus e precisa ser conquistada, no dia-a-dia, com a ajuda do Espírito Santo, numa vida em Santidade: Unidade e Paz.



Culto em Ação de Graças no Dia Internacional da Mulher


Mulheres em Adoração ao Senhor

Chamada ao Culto – Salmo 145. 1-6
Cantemos o Hino "Deus dos Antigos" – HNC 18
Oração de Louvor
Louvor – Conjunto Feminino



Mulheres agradecidas ao Senhor

Leitura Bíblica Alternada – Salmo 9. 1-11

1- Louvar-te-ei, Senhor, de todo o meu coração; contarei todas as tuas maravilhas.
2- Alegrar-me-ei e exultarei em ti; ao teu nome, ó Altíssimo, eu cantarei louvores.
3- Pois, ao retrocederem os meus inimigos, tropeçam e somem-se da tua presença;porque sustentas o meu direito e a minha causa; no trono te assentas e julgas retamente.
4- Repreendes as nações, destróis o ímpio e para todo o sempre lhes apagas o nome.
5- Quanto aos inimigos, estão consumados, suas ruínas são perpétuas, arrasaste as suas cidades; até a sua memória pereceu.
6- Mas o Senhor permanece no seu trono eternamente, trono que erigiu para julgar.
7- Ele mesmo julga o mundo com justiça; administra os povos com retidão.
8- O Senhor é também alto refúgio para o oprimido, refúgio nas horas de tribulação.
9- Em ti, pois, confiam os que conhecem o teu nome, porque tu, Senhor, não desamparas os que te buscam.
10- Cantai louvores ao Senhor que habita em Sião

Cantemos o "Hino de Gratidão" – HNC 62
Oração de Gratidão



Mulheres lavadas pelo sangue de Jesus

Isaías 32. 9, 10
Oração Silenciosa de Contrição
Promessa de perdão – Jo 8. 10, 11
Oração Audível


Mulheres servindo ao Senhor com alegria

Litania

Dirigente – Senhor, reconhecemos o teu amor e misericórdia para conosco, tornando-nos parte da tua Igreja Militante.

Mulheres – Usa-nos, Senhor!

Dirigente – Usa-nos, Senhor, no meio de uma geração obstinada, de um povo de coração petrificado pelo pecado.

Mulheres – Usa-nos, Senhor, em face ao desespero em que se debatem as famílias ante o iminente risco de degradação.

Dirigente – Usa-nos, Senhor, na limitação de nossa potencialidade, aumentando em nós o amor.

Mulheres – Usa-nos, Senhor, como fonte de encaminhamento e esperança ao homem solitário e sem esperança num mundo onde domina a insensibilidade e a corrupção.

Dirigente – Usa-nos, Senhor, a fim de que nossas ações contribuam para incentivar os pequeninos e jovens a desenvolverem padrões dignos da imagem e semelhança do Deus Criador.

Mulheres – Usa-nos, Senhor, como mulheres cristãs conscientes, na integração e salvação dos perdidos, fazendo crescer em cada uma de nós o amor de Cristo aos pecadores, como atalaias sempre prontas para a luta.

Dirigente – Usa-nos, Senhor, como instrumento vivo do teu querer, entre os nossos familiares e amigos, refletindo Cristo em nós.

Mulheres – Senhor, faze-nos "modelo de fidelidade" no teu serviço e no serviço ao nosso próximo! Amém.



Oração pela Presidente da SAF

Hino – Conjunto Feminino



Mulheres aprendendo do Senhor

Leitura Bíblica e Mensagem (convidar uma irmã que tenha o dom da palavra)



Mulheres vitoriosas por Cristo Jesus

Cantemos o hino "Sempre Vencendo" – NC 49
Oração e Bênção
Avisos e Agradecimentos

"A mulher que teme ao Senhor, essa será louvada." Pv 31.30





Mulher

José Wanderly Coladel



Brota em teu coração
O amor, a afeição,
A alegria, o servir,
O carinho, a emoção.
Não medes o esforço,
O cansaço, a exaustão,
Tão somente trabalhas,
Amparas na aflição.
Teus braços se estendem,
Delicadas são tuas mãos,
A proteger, a amparar,
Nos momentos de comoção.
Dos nossos lares és o esteio,
De nosso jardim o delicado botão,
A flor de suave perfume,
Beleza em profusão.
De nossa Igreja, um baluarte,
Exemplo de dedicação.
Cumprindo a vontade divinal
Da fraternidade, da edificação.
E tal qual a sarça ardente,
O fogo que queima, mas não dói.
De teu coração sempre
Brotará o amor que constrói!

Dia de Oração das SAFs

Fonte: http://www.saf.org.br/


Convite à Oração – “Vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemo-nos diante do Senhor, que nos criou” (Sl 95.6).

Oração Inicial

Cântico:

Ao orarmos, Senhor,

Vem encher-nos com teu amor

Para o mundo agitado esquecer,

Cada dia tua vida viver.



Nossas vidas vem, pois, transformar,

Refrigério pra alma nos dar.

E, agora, com outros irmãos

Nos unimos aqui em oração.



Dirigente – Ó Senhor, meu Deus, quero ajoelhar-me diante de ti, em humilde oração, para adorar-te e agradecer-te as ricas e inumeráveis bênçãos recebidas. Principalmente, quero agradecer-te a certeza da salvação em Cristo Jesus, o Salvador, e a tua maravilhosa presença em nosso meio através do Espírito Santo, o Consolador. Glorificado e exaltado seja o teu nome, ó Pai!

Hino – “Oração ao Senhor” (Nº 130 HNC)

Dirigente – Eis-nos aqui, Senhor, entregando em tuas mãos as nossas vidas, confessando nossos pecados e fraquezas. Dá-nos o teu perdão e ajuda-nos a amar e ter compaixão pelos perdidos sem Cristo, sem salvação. Que haja mais compreensão e amor entre os homens, que cessem as guerras, para que a humanidade seja menos sofredora. Que nós, tuas servas, possamos contribuir para isso com nosso amor e consagração.

Litania:

Dirigente – Agora, pois, ó Deus nosso, graças te damos e louvamos o nome da tua glória.

Todas – A ti, ó Deus, glorificamos; a ti damos louvores, pois estás perto dos que te invocam. As tuas maravilhas o declaram.

Dirigente – Ó tu que ouves as orações, atenta para o clamor de tuas servas, dá-te pressa em nos acudir.

Todas – Ouve tu dos céus, lugar da tua habitação, perdoa e dá a cada um segundo os seus caminhos, pois só tu conheces os corações.

Dirigente - Bom é louvar ao Senhor, e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo.

Todas – Para de dia anunciar a tua benignidade, e todas as noites a tua fidelidade.

Dirigente – Quão grandes são as tuas obras, ó Senhor! Profundos são os teus pensamentos.

Todas – Louvar-te-emos, Senhor, de todo o coração; contaremos todas as tuas maravilhas.

Dirigente – Buscai ao Senhor, e a sua força; buscai a sua face continuamente.

Todas – Pois disse Jesus: “Pedi e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á”.

Dirigente – Lembrai-vos de todas as suas obras, dos seus muitos prodígios e das inúmeras promessas de sua boca.

Todas – Sim, rendamos graças ao Senhor, porque ele é bom, a sua misericórdia dura para sempre, e, de geração em geração, a sua fidelidade.


Oração de Gratidão


Hino – “Perfeição” (Nº 121 HNC)

Mensagem – A Importância da Oração

Leitura Bíblica: Mateus 6.5-15

O homem moderno tem se preocupado com o seu bem-estar. Vemos campanhas sobre os riscos de uma vida sedentária e também um grande interesse por uma alimentação mais adequada.

São muitos os passos a serem percorridos para que o ser humano viva bem. Falamos da alimentação e notamos um grande progresso nesta área. Há tempos, sinônimo de “alimentar-se bem” era comer muito; hoje, alimentar-se bem é ter uma dieta equilibrada. Existem vários casos de pessoas que comem muito, mas, na realidade, não se nutrem e têm deficiência de proteínas.

Porém, para o homem viver bem, ele não pode pensar apenas no seu físico. É necessário que haja uma visão integral, valorizando também o lado espiritual. Valorizar o lado espiritual é manter uma relação filial para com o Criador, através de Jesus Cristo; é ser leitor diário da sua Palavra, a Bíblia Sagrada; é valorizar a oração, que é o assunto principal da reunião de hoje.

Gosto muito desta afirmação: “Só teremos aprendido a orar quando compreendermos que a oração é antes um privilégio do que uma obrigação”. Sim, de fato, a oração é um privilégio, e é o que vemos, nas palavras de Jesus, quando ele ensina: “...e teu Pai que vê em secreto te recompensará... porque Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais”.

Muitos procuram se esquivar da oração dizendo que Deus sabe de todas as coisas. Esquecem que a oração é a forma de conversar com Deus, é erguer os olhos da fé, é buscar comunhão com o Pai; é, acima de tudo, pedir que ele realize a sua vontade em nós – “Ó Deus, nós não sabemos o que é bom pra nós. Tu sabes o que é, por isso oramos” (Harry E.Fosdick).

Jesus fala da importância da oração, não apenas com palavras, mas, na sua vida diária, o Senhor dos Senhores ensina aos seus discípulos e a nós que a oração é vital para nossa vida.

E a oração só terá valor em nossa vida se houver o aspecto “fé”. Diz-se da fé, que ela constitui a essência da oração. Sem fé a oração é simples expressão de palavras. Devemos orar sem duvidar (Tg 1.6-8).

Vemos ainda que a oração só tem valor se, associada à fé, houver “senso de insuficiência”. Orar é reconhecer-se insuficiente, inteiramente dependente de Deus. Hallesby diz: “Oração e senso de insuficiência não se dissociam. Apenas quem se reconhece insuficiente pode, realmente, orar.

Assim , pois, da mesma forma que desejamos que o nosso corpo seja saudável, devemos trabalhar para que na vida espiritual não seja diferente. Melhoraremos em muito nossa vida espiritual quando nos conscientizarmos da importância da oração e passarmos a dar-lhe o devido valor.

Lembremos: oração requer fé e senso de insuficiência. Não sejamos como muitos que apenas comem mas sejamos, ao contrário, como aqueles que realmente se nutrem.


(Rev. Paulo Roberto Muniz Gomes)



Cântico - Em fervente oração, vem o teu coração

Na presença de Deus derramar;

Mas não podes fruir o que estás a pedir

Sem que tudo abandones no altar!


CORO: Quando tudo perante o Senhor estiver

E todo o teu ser ele controlar;

Só, então, hás de ver que o Senhor tem poder

Quando tudo deixares no altar!


Maravilhas de amor te fará o Senhor,

Atendendo a oração que aceitar;

Seu imenso poder te virá socorrer,

Quando tudo deixares no altar!


Se orares, então, sem que o teu coração

Goze a paz que o Senhor pode dar,

É que Deus não sentiu que tua alma se abriu

Tudo, tudo, deixando no altar!


Intercessão – 5 orações


1 – Pela nossa pátria e seus dirigentes, pelo povo brasileiro, por nossa cidade especialmente, pelos cristãos, para que possamos continuar a gozar da liberdade de culto.

2 – Pela Igreja Presbiteriana do Brasil e seus dirigentes, pelos pastores e missionários, e suas respectivas esposas, que se dedicam na expansão do reino de Deus, pelos Seminários e pelos seminaristas (nossos futuros pastores).

3 – Pela igreja local, seu conselho, o pastor e sua família, pelos diáconos, pela Escola Dominical, pelo Coral e demais conjuntos musicais, pelas sociedades internas em geral.

4 - Especialmente pela SAF: pela diretoria e secretárias da Confederação Nacional, pela Confederação Sinodal, pela Federação, pela SAF local, sua diretoria, secretárias de atividades, relatoras de departamento, pelos planos de trabalho.

5 – Pelos necessitados de nossa igreja: enfermos, desempregados, pelos lares com problemas, pelos afastados e fracos na fé.

Oração aos pares

Duas a duas, estarão intercedendo pelos problemas e necessidades específicas de cada uma.



Dirigente – Nosso Pai misericordioso, agradecemos-te por ouvires e responderes nossas orações, por tua bondade para conosco. Perdoa as nossas fraquezas, perdoa a nossa falta de gratidão. Ajuda-nos a sermos mais agradecidas e a reconhecermos o teu cuidado em cada circunstância de nossas vidas. Dá-nos forças e disposição para realizarmos com alegria e dedicação o teu trabalho aqui na terra.Por Jesus Cristo, nosso Senhor amado. Amém.


Cântico – Bendito seja Deus

Que não me rejeita a oração

Nem afasta de mim a sua graça


Pois me tem ouvido

E tem me atendido.


Bendito seja Deus

Que não me rejeita a oração

Nem afasta de mim a sua graça..


Encerramento – Oração do Senhor (todas de mãos dadas)

Secretaria de Cultura - Fevereiro 2011

“Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento; “Provérbios 3:13


Deus, em sua infinita graça, tem contemplado os homens com dons e talentos. Com isso, o seu propósito é que nos consagremos a ele com tudo o que somos, temos e sabemos. Então nosso ser completo deve promover a glória de Deus.

Cientes disso, nós, mulheres presbiterianas, servindo a Deus na Federação de SAFs do Presbitério Alto do Paranaíba, nos entregamos nas Suas Mãos.

Para o ano de 2011 a Federação de SAFs nos designou para o cargo de Secretaria de Cultura e, para tanto, apresentamos o seguinte projeto.

Inicialmente lembramos que está sob nossa responsabilidade despertar e aprimorar nossas aptidões intelectuais como também preservar os valores históricos, visando o crescimento cultural da sócia com a finalidade de ajudá-la a entender as mudanças que estão acontecendo à sua volta, relacionando as coisas de seu cotidiano com a Palavra de Deus.

Por isso propomos as seguintes ações para o ano de 2011.

A Bíblia na História – No dia da reunião ordinária da Federação de SAFs organizaremos um stand com diversos tipos de bíblias. Bíblias antigas, bíblias de estudo, bíblias em outras línguas, bíblias em várias versões e tamanhos. Essa atividade visa antecipar as comemorações alusivas ao dia da Bíblia, além de incentivar a leitura do livro Sagrado.

Artesanato é cultura – Todos sabemos que uma das ações sociais mais relevantes da Igreja é a oficina de artes. Praticamente todas as SAFs da nossa Federação mantém uma oficina em suas igrejas. Assim, no tradicional encontrão da Família Presbiteriana, no dia 01 de maio organizaremos a primeira mostra das habilidades femininas das SAF do Alto Paranaíba. Para tanto, esperamos contar com a colaboração de cada SAF providenciando material para exposição.

Concurso de Contos da Nacional – Auxiliadoras abençoadas – maiores informações – www.saf.org.br

Além dessas ações incentivaremos o desenvolvimento do trabalho do nosso departamento no âmbito local com a disponibilização de textos de peças teatrais, que poderão ser desenvolvidas por toda igreja, sob a coordenação da SAF local.

Outrossim, aproveitamos a oportunidade para encorajarmos a SAF a fazer uso das datas cívicas e religiosas como motivo evangelístico. Por isso, agende:

11/03 – Dia da Educação Cristã – promova uma escola dominical para as crianças de sua igreja (sítio, parque e ensine de uma maneira criativa)

24/04 – Páscoa – organize uma mini cantata com o grupo de mulheres da sua SAF

08/06 – Aniversário do Jornal Brasil Presbiteriano

07/07 – Independência do Brasil – convide as autoridades municipais, civis e militares para um culto em sua igreja. Coloque a sua SAF na agenda cívica do seu município.

11/08 – Dia do Estudante

15/10 – Dia do Professor

15/11 – Proclamação da República


Assim, apresentamos este singelo projeto visando a glória do Altíssimo e a edificação de cada SAF de nossa Federação.


________________________________________________

Marly Aparecida da Silva Moreira




Secretária de Cultura da Federação de SAFs – Alto do Paranaíba
Rua Governador Valadares, 1007 – centro, Patrocínio MG - CEP. 38740.000
Tel. 3831-2868 – 9134-4135 E-mail e MSN: marlyapsmoreira@gmail.com
Blog da Federação: www.safspapb.blogspot.com 

quarta-feira, 2 de março de 2011

Dia de Oração

1ª sexta-feira de março
Clique nas imagens para ampliá-las





(Fonte: SAF em revista jan/fev/mar - 1977)

Datas comemorativas de março

1ª sexta-feira - Dia de oração das SAF's do Brasil
08 - Dia Internacional da Mulher
14 - Dia da Poesia